CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > B > Barros Júnior, Francisco Nunes Pereira de

Francisco Nunes Pereira de Barros Júnior

 

Genealogia dos NUNES PEREIRAS de Câmara de Lobos

ver §2º.

 

No §2º. n.º10, a árvore genealógica dos "NUNES PEREIRAS"  refere D. Vicência Lucina de Barros casada com João Joaquim de Freitas Henriques, quando o correcto deverá ser João Joaquim Gonçalves Henriques, como consta do respectivo assento de casamento L.º 3146, fls.24, 1874, Câmara de Lobos.

 

 

Barros Júnior, Francisco Nunes Pereira de

 

Francisco Nunes Pereira de Barros Júnior, foi proprietário agrícola. Era natural da freguesia de Câmara de Lobos, onde nasceu no dia 30 de Janeiro de 1863 e faleceu, na sua residência ao sítio da Ribeira Fernanda, no dia 16 de Janeiro de 1942, aos 78 anos de idade.

Era filho de Francisco Nunes Pereira de Barros natural da freguesia de Câmara de Lobos, onde nasceu por volta de 1819 e faleceu, na sua residência ao sítio do Serrado Galego, a 5 de Junho de 1902 e de Luísa Maria Teresa Figueira de Barros, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos,  falecida a 2 de Outubro de 1907. Era neto paterno do Capitão Francisco Nunes Pereira de Barros, natural de Câmara de Lobos e falecido, aos 82 anos, a 8 de Agosto de 1865, na sua residência do sítio do Serrado do Galego e de Vicência Lucina Menezes Barros, natural de Câmara de Lobos e falecida no dia 9 de Maio de 1861, no Serrado do Galego. Era neto materno de Joaquim Figueira da Silva Júnior e de Maria Teresa Pinto, ambos naturais da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.

Casou na igreja do Estreito de Câmara de Lobos no dia 23 de Outubro de 1884 [1], com Alice Georgina Figueira da Silva, filha de José Figueira da Silva e de Vitorina Olívia Figueira, naturais da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde fixou residência ao sítio da Ribeira Fernanda e de quem teve três filhos:

1.  Alice Salete de Barros que casou na freguesia de São Pedro, a 30 de Julho de 1917 com o Dr. João Augusto Figueira César, filho de Joaquim Figueira César e de Maria Augusta Figueira, ambos naturais da Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e de quem teve:

2.   Maria, falecida aos dois anos de idade.

2.  Alice Salete de Barros Figueira César que casou com o Eng. Francisco Figueira Ferraz, filho de Francisco Figueira Ferraz e de Maria Emília Tavares, sua segunda mulher, de quem não teve geração.

2.  João Augusto de Barros Figueira César, que casou com Maria Cecília Iria Maltez Espírito Santo, filha de José Espírito Santo e de Maria Merita Ferreira Maltez, de quem não houve geração.

2.  Maria Lurdes de Barros Figueira César, que casou com Henrique de Moura Coutinho Sá Fernandes, filho do Dr. Teodorico Fernandes e de Maria Eugénia de Moura Coutinho.

2.   António de Barros Figueira César, falecido solteiro e sem geração.

1.  Maria da Graça Figueira de Barros que casou em 1926 com Ernesto Alves Pinto Corrêa, filho de Guilherme Correia e de Inácia Augusta Pinto Correia, de quem teve:

2.  Maria Fernanda de Barros Pinto Correia.

2.  Maria Luísa de Barros Pinto Correia.

1.   Francisco Nunes Pereira de Barros que casou a 3 de Janeiro de 1942, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos com Filomena Izilda Pestana Rodrigues, filha de Gregório Rodrigues e de Filomena dos Anjos Pestana, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e de quem teve:

2.  Francisco Nunes Pereira de Barros, nascido a 20 de Janeiro de 1943.

2.  Ana Maria Rodrigues Pereira de Barros, nascida a 16 de Junho de 1945.

2.  Maria Isabel Rodrigues Pereira de Barros, nascida a 2 de Abril de 1947.

2.  Izilda Helena Rodrigues Pereira de Barros, nascida a 20 de Agosto de 1949.

 

Foi presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, durante dois mandatos, entre 24 de Janeiro de 1898 e 23 de Fevereiro de 1902.

 


[1]      O Direito, 29 de Outubro de 1884.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura