CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > B > Biblioteca Municipal do Estreito de Câmara de Lobos
 

 

 

Biblioteca Municipal do Estreito de Câmara de Lobos

 

 

A Biblioteca Municipal do Estreito de Câmara de Lobos, foi inaugurada a 14 de Novembro de 1982, situando-se inicialmente na rua Professor José Joaquim da Costa.

Ocupava esta biblioteca o segundo piso de um velho prédio, que durante vários anos, talvez a partir dos anos 20 até 1982, serviu de escola primária pública, popularmente conhecida por escola do Prof. Costa, isto porque, enquanto professor no Estreito, foi aí que José Joaquim da Costa, leccionou [7].

Num dos compartimentos do piso inferior, cedido por deliberação camarária de 31 de Outubro de 1985, ao Grupo Desportivo do Estreito, ficou instalada a primeira sede desta colectividade desportiva, no mesmo local, onde primitivamente fora uma fábrica de manteiga, depois talho e mais recentemente telescola, actividade esta porque também havia passado o piso superior antes da sua adaptação a biblioteca. A propósito deste edifício, refira-se que, no início dos anos 60, ou seja, entre 1961 e 1963, para além de servir como estabelecimento de ensino, foi utilizada para a realização de peças de teatro, numa iniciativa de um grupo de jovens, apoiados pelo cura de então, em exercício na paróquia.

Ainda que só em 1982, a freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, passasse a dispor de biblioteca fixa, antes, era servida com periodicidade mensal, pela Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian.

No dia 4 de Outubro de 2006, a biblioteca viria a ser oficialmente transferida para o Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura