CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > C > Caminho de João Ernesto Pereira
 

 

 

Caminho de João Ernesto Pereira

 

Arruamento pertencente à freguesia de Câmara de Lobos. Estende-se entre o cruzamento da rua dos Lamaceiros com a rua padre Manuel Juvenal Pita Ferreira, no lugar conhecido por levada nova, e a velha ponte dos Socorridos. Popularmente conhecido por caminho das Voltas, passou, por deliberação camarária de 18 de Maio de 1995, a denominar-se de caminho de João Ernesto Pereira.
 

Constitui este arruamento, um segmento da mais antiga via de comunicação entre Câmara de Lobos e o Funchal. Antes da sua actual denominação de caminho João Ernesto Pereira, era conhecido por caminho das Voltas, traduzindo a implantação tortuosa ao longo da encosta camaralobense, na sua descida até ao leito da ribeira dos Socorridos, onde desemboca na sua velha ponte.

 

As principais referências
A importância deste arruamento deve-se sobretudo ao facto de ter sido um dos troços da mais antiga via de comunicação entre o Funchal e Câmara de Lobos. Na realidade, antes da construção da chamada estrada monumental e da ponte sobre a foz da ribeira dos Socorridos, a ligação entre o Funchal e Câmara de Lobos fazia-se através da estrada real 25 que partindo do Funchal atingia São Vicente, num percurso que envolvia a passagem pelas Quebradas de São Martinho, pela primitiva ponte dos Socorridos, pelo caminho das Voltas, pela hoje rua dos Lamaceiros, donde partia um ramal para a vila de Câmara de Lobos, pela ponte dos Frades, pelo caminho de São João, pelo Estreito de Câmara de Lobos, pelo Jardim da Serra e Encumeada.
Junto ao caminho das Voltas, hoje denominado de João Ernesto Pereira, mais precisamente num lugar outrora conhecido por sítio da Lapa, viveu não só João Ernesto Pereira, como os ascendentes de sua esposa, dois dos quais ocuparam, tal como ele, lugares importantes na vida politico-administrativa do concelho de Câmara de Lobos.

Uma casa de presidentes
Com efeito, a casa situada no sítio da Lapa, onde durante vários anos viveu João Ernesto Pereira terá pertencido a João Gomes Serrão e a sua mulher Antónia Maria Pinto, ambos naturais de Câmara de Lobos. Por sua morte, terá sucedido na sua propriedade, sua filha Francisca Júlia Pinto, casada com o capitão Manuel Joaquim Lopes, natural de Santo António. Com o falecimento do capitão Manuel Joaquim Lopes, ocorrido por volta de 1835, passa a propriedade para seu filho também chamado de Manuel Joaquim Lopes, casado a 27 de Junho de 1835, na capela da Boa Hora, com Rosa Augusta da Silva, natural da freguesia do Estreito  e que para além de ter sido o primeiro administrador do concelho de Câmara de Lobos (1835-1839), também foi, por volta de 1847, presidente da Câmara. Por sua morte, verificada entre 1847 e 1852, passa a propriedade para a posse de seu filho Manuel Joaquim Lopes (1838-1921), casado na igreja de São Sebastião, em Câmara de Lobos, a 17 de Junho de 1877, com Maria Matilde da Silva Lopes e que, tal como seu pai, viria a ocupar, em 1918, a presidência da Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Por sua morte passa a propriedade para a posse de sua filha Maria Matilde Lopes, casada com João Ernesto Pereira e deste para sua filha Maria Ester Pereira Fernandes.

 

A homenagem a João Ernesto Pereira
A ligação de João Ernesto Pereira com esta casa terá condicionado a escolha do arruamento que margina, para ostentar o seu nome, numa homenagem prestada pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, como reconhecimento do seu papel em prol do desenvolvimento do concelho, durante o longo período em que esteve ligado às lides autárquicas, quer como administrador, quer como presidente da Câmara. Com efeito, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na sua reunião de 18 de Maio de 1995, delibera atribuir o seu nome ao caminho que a margina e popularmente conhecido por caminho das Voltas.


 

   

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura