CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > C > Capela do Calvário
 

 

 

Capela do Calvário ou da Vera Cruz

 

Actual Capela do Calvário

 

Capela ou oratório com a invocação da Vera Cruz, existente no lugar do Calvário, na rua Dr. António Vitorino de Castro Jorge, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.

A primitiva capela do Calvário ou da Vera Cruz foi construída em 1963, por iniciativa de Maria Virgina da Encarnação Pestana, com o apoio de várias pessoas da localidade, em terreno cedido, para o efeito, pelo Dr. Castro Jorge.

Constitui esta capela o fim das estações da Via Sacra, assinaladas por cruzes ao longo de todo o trajecto da Rua Dr. Castro Jorge e é o local onde têm lugar algumas cerimónias da Semana Santa, nomeadamente as associadas às procissões do "Senhor dos Passos" e do "Senhor Morto". Ao que se supõe esta capela viria a substituir um cruzeiro existente no local, inaugurado a 16 de Junho de 1940[1].

Em 2004, em virtude da construção da rua do Calvário e necessidade de alargamento do Largo do Calvário, onde esta estrada termina e se une à rua Dr. António Vitorino de Castro Jorge, foi esta capela destruída. Em sua substituição foi construída uma outra capela com a mesma invocação, mas implantada alguns metros a norte. As obras desta capela viriam a ser inauguradas, tal como a estrada do Calvário e arranjos do Largo do Calvário, no dia 27 de Abril de 2004.

 

Primitiva capela do Calvário

 

Capela do Calvário (Sermão pelo Padre Manuel Gonçalves Pita)

 

Primitiva capela do Calvário e, na sua retaguarda, a  actual capela em construção

 

Largo do Calvário e actual capela do Calvário

 

 


[1]      O Jornal de 3 de Julho de 1940.

 

 
 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura