CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > C > Capela de Nossa Senhora da Conceição
 

 

 

Capela de Nossa Senhora da Conceição

 

Situa-se na cidade de Câmara de Lobos e supõe-se que tenha sido fundada em meados ou finais do século XV.

Ainda que na maior parte das vezes se aceite que a fundação da capela de Nossa Senhora da Conceição tenha sido feita por pescadores, há quem coloque algumas dúvidas e a aponte como tendo sido inicialmente uma capela de um Morgado e local de sepultura de seus possuidores ou benfeitores ou beneficiários da primitiva Confraria de Nossa Senhora da Conceição, passando a sede de confraria piscatória somente a partir dos finais do século XVII.

Em 1723 é reedificada, tendo na altura recebido notórios melhoramentos, enriquecendo-se o altar de obra de talha e, mais tarde, sendo as paredes apaineladas com telas do pintor madeirense Nicolau Ferreira.

Em 1908 é alvo de importante reparação. No decurso das obras verifica-se a intervenção do pintor Bernes que é acusado de não só retirar alguma autenticidade ao cromatismo original dos quadros de Nicolau Ferreira como de não ter resistido à tentação de assinar e datar (1908) uma das telas (Fuga para o Egipto) como se tivesse sido o seu autor.

Em 1947, importantes obras voltam a ter lugar tanto na capela como na sua sacristia.

O altar em obra de talha foi novamente dourado, tendo sido pintado e renovado a decoração do tecto principal da capela e do coro, obra esta do falecido pintor Bernes (pai). Foram limpos os quadros que ornam as paredes em número de 17 com uma simples lavagem e pequenos retoques, obras estas de Nicolau Ferreira e de Bernes.

Nestas obras de restauro esteve o pintor Bernes (filho).

 

A 21 de Outubro de 1993, o Governo Regional da Madeira deliberou classificar a capela de Nossa Senhora da Conceição de valor Cultural Regional
 

 

.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura