CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > C > Capela
 

 

 

Capela, (sítio da)

 

Denominação de sítio em que administrativamente se encontra dividida a freguesia do Curral das Freiras. A origem deste nome tem a ver com a capela de Santo António que existiu nesta localidade. Ainda que tivesse ficado pertença do Mosteiro de Santa Clara, foi esta capela erigida, na primeira metade do século XVII, por empenho e às custas de Frei António da Porciúncia e que, se não antes, pelo menos em 1644 estava acabada e preparada para nela se dizer Missa [1], [2].

Apesar de actualmente não existir, a sua presença permanece perpetuada através da toponímia, uma vez que a zona onde ela se encontrava implantada, é conhecida por sítio da Capela.

Com esta mesma denominação possuía, em 1858, a freguesia da Quinta Grande um lugar [3] e que poderá corresponder à vizinhança da capela de Nossa Senhora dos Remédios, hoje denominado de sítio da Igreja.


 


[1]      FONTORA, Otília Rodrigues. As Clarissas Na Madeira. Centro de Estudos de História do Atlântico – Secretaria Regional do Turismo e Cultura, 2000, fls. 110.

[2]      Perante estes dados, não parece ter qualquer fundamento a suposição de que ela teria sido construída antes, por volta de 1566, altura em que as freiras do convento de Santa Clara, aí se refugiaram a quando da invasão da Madeira por corsários franceses.

[3]      Livro de Recenseamento Eleitoral da freguesia da Quinta Grande, 1858.

   

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel pedro Freitas