CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > C > Casa do Povo do Curral das Freiras
 

 

 

Casa do Povo do Curral das Freiras 

 

A Casa do Povo do Curral das Freiras foi criada por alvará de 30 de Agosto de 1973, passado pelo Ministério das Corporações e Previdência Social e cujo conteúdo viria a ser publicado mais tarde no Boletim nº 35, ano XL de 22 de Setembro de 1973 do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência [1].

No dia 14 de Setembro de 1973 teve lugar o acto solene da entrega do respectivo alvará, dos estatutos e da tomada de posse da primeira direcção, denominada de Comissão Organizadora, presidida por Vicente Mendes Neves, tendo como secretário, o padre Luís Gonçalves de Freitas, como tesoureiro, Manuel Jacinto Figueira e, como vogais, Maria Teresa Soares Gouveia Fernandes Rebolo e José Vieira.

A sede da Casa do Povo do Curral das Freiras foi inaugurada no dia 29 de Julho de 1983, num acto presidido por Alberto João Jardim, então presidente do Governo Regional.

No ano seguinte, a Casa do Povo do Curral das Freiras viria a inte­grar a realização, naquela freguesia, da 1ª edição da  Festa da Castanha.

Em 1 de Novembro de 1987, data coincidente com a sua primeira actuação pública, cria um Grupo Folclórico, denominado de Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras.

A 6 de Fevereiro de 2000, a Casa do Povo transferir-se-ia para novas instalações, nesse dia inauguradas.

 


[1]        Ver também Diário de Notícias de 12 de Outubro de 1974.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura