CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > C > César, João Ricardo Ferreira

João Ricardo Ferreira César

 

 

César, João Ricardo Ferreira

 

João Ricardo Ferreira César era natural da freguesia de Câmara de Lobos, onde nasceu a 15 de Novembro de 1885, tendo falecido, em Câmara de Lobos, a 11 de Abril de 1964.

Era filho de Ricardo Ferreira César e de Maria Clementina de Jesus . Casou em Câmara de Lobos, no dia 13 de Abril de 1919, com Maria do Patrocínio Pestana, natural de Câmara de Lobos, filha de João Pestana Sousa Júnior e de Augusta de Jesus Nunes e de quem houve dezasseis filhos.

Juntamente com o Dr. João Artur Soares Henriques, foi quem mais lutou pela irri­gação do concelho de Câmara de Lobos. Quase analfabeto, era um homem ex­traordinariamente perspicaz e com grande sentido da importância das coisas. Sócio fundador do Sindicato Agrícola de Câmara de Lobos, exerceu, desde o iní­cio, as funções de tesoureiro.

Os esforços de João Ricardo Ferreira César em prol das obras hidroagrícolas, datam pelo me­nos de 1924, altura em que teria estado ligado à iniciativa que nesse sentido teve Francisco Figueira Ferraz da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.

A quando da vinda à Madeira da Missão Técnica de 1939, enviada pelo Ministério das Obras Públicas e chefiada pelo Engº. José G. Camossa Pinto, de que resultaria o plano dos novos aproveitamentos hidráulicos e bem assim, ao início dos traba­lhos da Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira, que viria a ser a entidade construtora da levada do Norte, João Ricardo Ferreira César foi dos primeiros a prestar o seu apoio. A este propósito, nunca é demais referir que tanto João Ricardo Ferreira César como o seu amigo o Dr. João Soares Henriques são nomes que não podem ficar esquecidos, na luta pela irrigação dos terrenos da costa sul da ilha da Madeira.

Depois de 27 anos de luta árdua pela concretização do seu sonho, na ocasião da inauguração da levada do Norte, em 1 de Junho de 1952, era um homem feliz: sempre pedira a Deus que lhe desse vida para poder ver, finalmente, a água chegar ao seu concelho, e isso tinha acontecido.

Conversador espirituoso, tinha muito interesse pelos problemas da sua terra. Foi vereador da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, cargo que exerceu entre 1936 e 1940.

Por deliberação de 22 de Maio de 1997, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, atribui o nome de João Ricardo Ferreira César à rua que se estende entre a estrada de Santa Clara, no lugar das Tabaibas e o caminho das Preces.

Ainda que, a exemplo do que tem vindo a acontecer em situações semelhantes, não haja qualquer referência em acta, sobre as razões que terão motivado esta homenagem, não se poderá deixar de referir o facto do homenageado, durante vários anos, ter feito parte, como vereador da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e, fundamentalmente o facto de, ao longo da sua vida, se ter revelado um incansável lutador pela irrigação do concelho de Câmara de Lobos, nomeadamente através do Sindicato Agrícola de Câmara de Lobos, de que foi um dos seus principais impulsionadores. Este sindicato viria a estar na origem de um projecto que pretendia transportar, desde o norte da ilha da Madeira, água para rega aos concelhos da Ribeira Brava e Câmara de Lobos, projecto esse que viria, no entanto, a claudicar perante as dificuldades encontradas, mas que posteriormente, vem a ser concretizado pela Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira (C.A.A.H.M.), através da construção da levada do Norte.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura