CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > C > Cigarrilha
 

 

 

Cigarrilha

 

Ainda que comummente cigarrilha queira significar pequeno charuto, este termo foi até ao último quartel do século XX, usado, tanto no concelho de Câmara de Lobos, como noutros da Madeira, para designar o ajudante de motorista de automóveis de transporte de mercadorias. Era habitualmente um homem sem qualquer formação literária, que tinha por função arrumar a carga a transportar, carregá-la ou descarregá-la e algumas vezes até entregá-la ao seu destinatário.

A este propósito será preciso recordar que, quando começaram a surgir os primeiros transportes públicos, muitos deles eram mistos, ou seja, transportavam pessoas e carga. Posteriormente viriam a surgir os transportes públicos de mercadorias. Estes automóveis de carga transportavam os mais variados produtos entre as localidades, muitas vezes sem que com eles viessem os seus proprietários. Ora isso implicava que, para além do condutor existisse um ajudante, ou seja uma pessoa que acondicionasse a carga e que, ao chegar ao destino, a descarregasse e a entregasse ao destinatário.

No percurso, ainda que umas vezes viajasse sentado na cabine, ao lado do condutor, a maior parte das vezes, viajava na carroçaria do carro, não só para impedir que, na sequência de uma curva mais vincada, ela caísse, como para impedir o seu roubo.

   

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura