CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > C > Coro de Câmara de Lobos
 

Coro de Câmara de Câmara de Lobos, 1991. Entrevista a João Atanásio

 

Coro de Câmara de Câmara de Lobos

No dia 5 de Junho de 1989 é oficialmente criada em Câmara de Lobos a associação musical, cultural e recreativa " Coro de Câmara de Câmara de Lobos". Tendo como objectivos prioritários a promoção do ensino da música, teatro, dança e ocupação de tempos livres da Juventude, esta associação possui um grupo coral denominado de Coro de Câmara de Câmara de Lobos regido pelo seu principal fundador, o Prof. João Atanásio, que também ocupa a presidência da direcção da Associação.
A origem desta associação e grupo coral está de certo modo ligado, por um lado a um conflito registado no seio do Grupo Coral da Casa do Povo de Câmara de Lobos, entre o seu director artístico, Prof. João Atanásio e o então presidente da Casa do Povo, João Crisóstomo Caires Gonçalves e, por outro lado, a um conflito existente no seio do pequeno Grupo Coral da Igreja de São Sebastião. Fora do Grupo Coral da Casa do Povo de Câmara de Lobos que acabaria por se extinguir, João Atanásio encontra todo o apoio logístico de que necessitava, junto do pároco da igreja de São Sebastião para criar um novo agrupamento.
Assim, com base no antigo grupo coral da Casa do Povo de Câmara de Lobos a que junta alguns elementos da igreja, bem como outros jovens que mostraram vontade de aderir ao seu projecto surgiria pelas suas mãos, o Coro de Câmara de Câmara de Lobos, que se haveria de estrear no dia 16 de Outubro de 1989, por ocasião dos festejos do dia do concelho.
Depois disso, tem sido chamado a actuar em vários pontos da ilha e, nos dias 18 e 19 de Maio de 1990, deslocou-se à cidade de Angra do Heroísmo nos Açores, onde participou no III Encontro de Coros de Angra, obtendo apreciável êxito.
Participou no dia 13 de Outubro de 1990 no IV Encontro de Grupos Corais do Arco da Calheta e no dia 11 de Julho de 1991 foi declarado por deliberação do Governo Regional de Instituição de Utilidade Pública.

Notas:
FREITAS, M. Pedro. Coro de Câmara de Câmara de Lobos. Girão - Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos, VI, 1º semestre de 1991, 261-262.

 

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas