CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > E > Encosta Cabo Girão
 

 

 

Encosta Cabo Girão

 

 

Denominação de aldeamento turístico situado no Cabo Girão.

Ocupando uma área de cerca de 90.000 metros quadrados e contando com 120 unidades de alojamento, o lançamento da primeira pedra deste empreendimento da responsabilidade da empresa britânica “HPB - Holiday Property”, teve lugar no dia 12 de Outubro de 2004 e a inauguração ocorreu no dia 4 de Outubro de 2006, num acto presidido pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim.

 

Situado a 20 metros do miradouro do Cabo Girão, este empreendimento compreende uma área total de 96.500 m2, sendo 18.500 m2 de construção, 19.000 m2 de agricultura, 16.500 m2 de jardins e 61.500 m2 no seu estado natural, embora tenham sido introduzidas várias espécies endémicas.
Quanto à área construída, é constituída por 98 apartamentos, divididos por nove blocos, sendo que a cada um dos blocos foi atribuído o nome de uma das castas tradicionais de Vinho Madeira, e por 22 Villas, às quais foram dados nomes em homenagem às figuras femininas envolvidas no projecto. Inclui ainda um Club House (Casa Mãe), onde os visitantes terão ao seu dispor uma vasta área de lazer com duas piscinas - uma exterior e uma mista (interior/exterior), jacuzzi, sauna, banho turco, massagens, ginásio, restaurante, pool bar, duas salas de jogos e bilhar, e uma sala de leitura com uma área para cibercafé. Enquadram ainda os espaços exteriores da Casa Mãe um campo para minigolfe, bowlls, badmington e parque infantil. Os ocupantes das Villas terão ao seu dispor piscinas privativas, campo de ténis e ainda uma piscina comum, para além da existente na Casa Mãe.O complexo disponibiliza ainda dois campos de ténis sobranceiros aos blocos de apartamentos. Todo o complexo se enquadra numa modalidade de self catering, para que os visitantes se sintam em sua própria casa.
(In Notícias da Madeira, 5 de Outubro de 2006)

 

O clube de férias "Encosta do Cabo Girão" é o mais recente estabelecimento de uma cadeia internacional que está presente em 29 países europeus, com mais de um milhar de unidades. A "Holiday Property Bond" (HPB), com sede no Reino Unido, tem unidades em locais procurados pelas suas aptidões turísticas. A Madeira acrescenta-se agora ao seu portfólio, e com sucesso, como fizeram questão de referir os promotores, já que é o maior de todos e o que está a criar maior procura entre os cerca de 35 mil investidores que estão congregados no HPB. Até Maio do próximo ano, disse nos William Risso-Gill, porta-voz do grupo em Portugal, a ocupação da "Encosta do Cabo Girão" já está garantida em 70%, sendo provável que até final do ano, os números afirmem o sucesso total deste empreendimento na Madeira.
O HPB é um fundo de propriedades de férias. Os investidores compram acções sem direito a voto, a que correspondem pontos, mediante os quais usufruem de dias de férias. Podem também comprar dias de acomodação nas unidades do grupo desde que haja disponibilidade para tal. Trata-se de uma propriedade exclusiva para os associados do HPB, pelo que não está aberta como unidade hoteleira ao público em geral. A grande maioria dos investidores são britânicos ou residentes no Reino Unido.
(In Diário de Notícias, 5 de Outubro de 2006)

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura