CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > E > Escola Básica do 1º Ciclo do Espírito Santo

DOCUMENTOS

Concurso de construção 2007

Concurso de mobiliário 2010

 

 


 

 

Escola Básica do 1º Ciclo do Espírito Santo

 

Situa-se no sítio do Espírito Santo e Calçada, no cruzamento do Caminho do Pico da Torre com a Rua do Espírito Santo, na freguesia de Câmara de Lobos e foi inaugurado pelo Dr. Alberto João Jardim, no dia 8 de Julho de 1983. O seu custo atingiu 90 mil contos e tem uma capacidade para 360 alunos e dispõe de dois polivalentes: um coberto e destinado a ginástica, canto coral, etc. e outro ao ar livre, destinado à prática desportiva.

Pouco mais de 20 anos depois, estando programada uma intervenção no sentido de redimensionamento deste edifício escolar,  esta decisão, a 11 de Janeiro de 2006,  terá sido alterada no sentido da construção de um novo edifício, localizado na Rua Dr. Vasco Reis, com capacidade para 12 turmas de 1º ciclo e 3 salas de Educação Pré-Escolar.

No dia 27 de Abril de 2007 é publicado o anúncio para a adjudicação da sua construção, o que vem a acontecer no dia 28 de Dezembro de 2007 [Resolução número 1455/2007], [Resolução n.º 207/2008 JORAM, 07 Março 2008].

 

A propósito inauguração do novo edifício, a revista VIVA - Câmara de Lobos, nº 3 de 2010 refere: Seguindo o projecto de renovação do parque escolar, de forma a proporcionar à comunidade estudantil de Câmara de Lobos as melhores condições para alcançar o sucesso escolar, deu-se no passado dia 23 de Setembro a inauguração da Escola Básica de Câmara de Lobos. Esta nova infra-estrutura escolar engloba o 1º Ciclo e o Pré-Escolar, tem capacidade para 12 turmas e vem substituir as instalações escolares existentes, que se encontravam muito degradadas.

Concebida para funcionar a tempo inteiro, a nova escola tem também 3 salas de educação pré-escolar, a juntar às 12 salas destinadas ao 1º

Ciclo. Para as aulas de Educação Física a escola está dotada de um Polidesportivo com piso sintético, bancadas e balneários.

O projecto de arquitectura, moderno e atraente, contempla as mais recentes inovações em matéria de equipamentos e aproveitamento do

espaço, visando proporcionar a alunos e professores o ambiente mais

propício para o estudo.

O conjunto escolar desenvolve-se em 4 pisos, contando com um refeitório, cozinha e instalações sanitárias. Para alem das salas de educação pré-escolar e das salas do 1º Ciclo, o novo espaço oferece ainda vários gabinetes de trabalho, salas de expressão plástica, informática, educação especial e expressão dramática e musical.

O edifício está implantado numa área de grande densidade urbana, por isso foi projectada e construída contemplando espaços verdes e de um parque infantil, que se estendem por cerca de 900 m2.

No exterior, estão reservados 6 lugares de estacionamento.

A Escola Básica de Câmara de Lobos tem à disposição da comunidade estudantil uma biblioteca, diversos espaços de recreio cobertos e descobertos e parque de estacionamento, numa área total de cerca de 5.000 m2.

 

 

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura