CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > E > Escola Básica do 1º Ciclo da Quinta Grande
 
 

 

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA DO 1.º CICLO DA QUINTA GRANDE

Discurso feito por uma criança

Discurso do Dr. Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira


Site Oficial da Escola Básica do 1.º Ciclo da Quinta Grande

 

 

Escola Básica do 1º Ciclo da Quinta Grande

 

Antigas instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo da Quinta Grande, inauguradas em Outubro de 1980

Actuais instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo e Pré-primária da Quinta Grande

 

A Escola Básica do 1.º Ciclo da Quinta Grande, situa-se no sítio da Igreja, freguesia da Quinta Grande e foi inaugurada no dia 13 de Outubro de 2004.

Este estabelecimento de ensino encontra-se integrado no Centro Cívico da Quinta Grande, que contempla também as instalações da Junta de Freguesia, Casa do Povo, Centro de Saúde e Segurança Social, infra-estruturas estas, cuja conclusão, contrariamente à escola básica e pré-primária, só está prevista para o ano de 2005.

Este estabelecimento de ensino viria a juntar num só as três escolas, então, existentes na freguesia: a Escola Básica do 1º Ciclo das Fontes; a Escola Básica do 1º Ciclo das Fontainhas e a Escola Básica do 1º Ciclo da Quinta Grande.

As instalações que serviam de sede à Escola Básica do 1º Ciclo da Quinta Grande haviam sido construídas no ano de 1980. Eram constituídas por um pré-fabricado de madeira com cobertura de fibrocimento. Possuíam uma área de 74 m2 e estavam dotadas de três salas de aulas para o ensino básico (duas salas para instrução instrução primária e uma para telescola). De acordo com os relatos da imprensa registados em Setembro de 1980, por ocasião de uma visita do presidente do Governo Regional da Madeira a estas instalações, numa fase em que a sua construção estariam quase concluída, deveriam ter uma durabilidade superior a 30 anos, importaram 2880 contos e foram oferecidas à Região pelo seu construtor.

Na altura da entrada  em funcionamento, ocorrida em Outubro de 1980, serviria uma população escolar na ordem dos 110 alunos no ensino primário, 18 alunos no primeiro ano de Telescola e 10 alunos no segundo ano de Telescola.

 

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura