CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > E > Escola Básica do 1º Ciclo da Lourencinha

DOCUMENTOS

 

Concuso de Redimencionamento:

Concurso de beneficiação 2006

Concurso de beneficiação 2007

 

Página oficial do Governo Regional contendo a reportagem da inauguração da Escola Básica do 1º Ciclo da Lourencinha

 

 

Escola Básica do 1º Ciclo da Lourencinha

 

Situa-se no sítio do Ribeiro Real, freguesia de Câmara de Lobos. Foi inaugurada a 15 de Outubro de 1982. Na altura era composta de 12 salas com capacidade para 480 alunos. Ocupava uma área de terreno de 5.685 m2 e uma área de construção de 938 m2. As obras destinadas à sua construção haviam-se iniciado a 11 de Dezembro de 1981.

A sua construção estaria prevista já em 1965, altura em que a escola masculina do núcleo escolar do Ribeiro Real funcionaria numa parte das instalações da antiga casa de residência da quinta da Lourencinha, pertencente a Manuel Figueira Ferraz e alugadas à Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Em Novembro desse ano, perante o risco de várias crianças ficarem sem escola por falta de salas, a Câmara haveria de seguir a recomendação tanto da respectiva professora, como da Direcção Escolar do Funchal e repararia e tomaria de arrendamento, para o efeito, uma sala devoluta existente nessas instalações escolares, até que fosse construído o novo edifício do novo plano, com 6 salas de aulas, e que já havia sido aprovado [1].

 

 

 

A Escola Básica do 1.º Ciclo da Lourencinha sofreu obras de beneficiação e ampliação executadas pelas Secretaria Regional do Equipamento Social, num investimento superior a 1 milhão e 300 mil euros. Os trabalhos, que permitiram que este estabelecimento de ensino passasse a funcionar a tempo inteiro, incluiram a construção de mais uma sala de aula, para além das 15 já existentes, de três gabinetes de apoio e novos espaços de pátios cobertos. O edifício tem ainda 4 salas para o pré-escolar, 6 salas de aula curriculares e 6 de actividades. Foi construído um parque infantil e recuperado o polidesportivo exterior, onde foi aplicado um novo pavimento sintético, e beneficiação do edifício de balneários e de bancadas para o público.

A inauguração das obras de remodelação aconteceram no dia 12 de Novembro de 2008.



[1]        Livro de Vereações da CMCL, 10 de Novembro de 1965.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura