CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > E > Escola Básica do 1º Ciclo da Seara Velha
 

Página oficial do Governo Regional contendo reportagem da inauguração da Escola Básica do 1º Ciclo da Seara Velha, no Curral das Freiras

 

 

Escola Básica do 1º Ciclo da Seara Velha

 

 

Antiga escola do ensino primário. Situa-se no sítio da Seara Velha na freguesia do Curral das Freiras e a sua construção fez parte do plano de construções dos Centenários.

Ainda que o projecto do local destinado à sua implantação datasse de 1955, a sua construção só terá acontecido, provavelmente, em 1961/1962.

Na sessão camarária de 9 de Fevereiro de 1955 foram presente dois ofícios da Direcção de Obras Públicas do Funchal, remetendo as plantas dos locais destinados à construção de edifícios escolares nos sítios da Seara Velha, na freguesia do Curral das Freiras e da Ribeira do Escrivão, na freguesia da Quinta Grande, que haviam sido aprovados por despacho de Sua Exa. o Sub-secretário de Estado das Obras Públicas [1].

No ano seguinte, na sessão de 14 de Março de 1956, a Câmara deliberaria dar poderes ao seu presidente para entrar em negociações com os proprietários dos terrenos escolhidos para a construção das respectivas escolas [2].

Contudo, a aquisição do terreno, dotado de uma área de 1704 metros quadrados, só teria lugar a 16 de Maio de 1959, altura em que é celebrado a respectiva escritura entre a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e os herdeiros de Manuel Pereira Pinto [3].

A escola terá sido construída só em 1961, uma vez que, em Setembro desse ano, a Câmara deliberaria proceder por administração directa à sondagem, na propriedade de Pedro Fernandes Camacho ao sítio das Balceiras, freguesia do Curral das Freiras, afim de verificar a existência ou não de água que pudesse abastecer a escola [4].

Em Outubro de 2003, esta escola viria a ser alvo de destaque informativo, na sequência de uma acção das mães dos alunos protestando contra às más condições físicas [5].

 

No dia 24 de Setembro de 2008 viria a ser inaugurada um novo edifício escolar com maior capacidade e melhores condições.


 


[1] Reunião da CMCL de 9 de Fevereiro de 1955.

[2] Reunião da CMCL de 14 de Março de 1956.

[3] Livro de Escrituras da CMCL, 16 de Maio de 1959

[4] Reunião da CMCL de 13 de Setembro de 1961.

[5] Diário de Notícias, 2 de Outubro de 2003.

 

 

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura