CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > E > Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Carmo
 

 

 

Link para página oficial

 

Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Carmo

 

 

A Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Carmo situa-se no sítio do Carmo, na freguesia de Câmara de Lobos. As suas actividades escolares tiveram início a 8 de Novembro de 1999, em instalações provisórias, localizadas no Complexo Habitacional do Serrado do Mar, em virtude das definitivas, na altura, ainda se encontrarem em construção.

A necessidade de implementar o funcionamento da escola em 1999, numa altura em que as suas instalações ainda não estavam concluídas, levaria a Secretaria Regional da Educação a admitir a hipótese de recorrer às instalações da Escola Básica do 1º Ciclo da Marinheira, no Estreito de Câmara de Lobos, nesse ano acabada de construir.

Contudo, a população desta localidade, que havia esperado cerca de 30 anos pela construção desta escola, a partir do momento em que soube das intenções governamentais viria a expressar publicamente o seu descontentamento, o que obrigaria a Secretaria Regional da tutela a recuar.

Perante esta situação, a Secretaria Regional da Educação celebraria um protocolo com a cooperativa de habitação de Câmara de Lobos – Coolobos -, através do qual a Secretaria comprometer-se-ia a financiar uma estrutura educativa para o seu projecto habitacional do Serrado do Mar e, em contrapartida, a Coolobos cederia instalações para o funcionamento provisório da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Carmo.

No seu primeiro ano de actividade, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Carmo teve cerca de 350 alunos matriculados.

No ano lectivo seguinte, ou seja de 2000/2001, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos, já funcionaria em instalações definitivas e inauguradas no dia 24 de Setembro de 2000, por Alberto João Jardim, sendo na altura consideradas uma das melhores construídas depois de 1974/75.


 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura