CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > E > Estrada José Avelino Pinto, em Câmara de Lobos
 

 

 

 

Estrada José Avelino Pinto, em Câmara de Lobos

 

Estreito de Câmara de Lobos, Câmara de Lobos e Caniço são freguesias que ostentam o nome do empresário câmara-lobense José Avelino Pinto, na sua toponímia.

Na freguesia de Câmara de Lobos, a Estrada José Avelino Pinto  liga o Caminho das Heras à Estrada João Gonçalves Zarco, na zona do Garachico. Para além da Estrada de João Gonçalves Zarco e Caminho das Heras, ao longo do seu trajecto, tem esta estrada ligação com o acesso à via rápida, com a estrada padre António Rodrigues Dnis Henriques e com a Estrada do Pedregal.

O nome de José Avelino Pinto a este arruamento, foi dado por deliberação camarária de 28 de Maio de 1998, pese o facto notícias veiculadas pela imprensa terem referido não a este mas ao arruamento, na altura em construção, entre a Ponte dos Frades ao Caminho Grande e Preces, com ramal para a ponte do Sabino, como alvo da atribuição toponímica. De acordo com a deliberação de 28 de Maio de 1998 foi deliberado aprovar a atribuição do nome José  Avelino Pinto à Estrada Municipal em execução entre o Sítio do Pedregal, passando pelo limoeiro e que liga ao Caminho das Heras.

Segundo palavras do presidente da Câmara, publicadas na imprensa, esta deliberação tratava-se de uma simples homenagem a uma das figuras que mais contribuiu para o desenvolvimento deste concelho e que enquanto câmara-lobense e empresário sempre pautou o seu relacionamento com a autarquia pela grandiosidade do gesto e pela dignidade da palavra. Demonstrou inequivocamente ser um grande amigo do concelho, expresso na valiosa e espontânea ajuda que prestou às mais variadas instituições, organismos e associações de Câmara de Lobos.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura