CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > E > Estrada Municipal das Corticeiras
 

 

 

Estrada Municipal das Corticeiras

 

Denominação de estrada pertencente numa parte do seu percurso à freguesia do Jardim da Serra e, noutra parte, à freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. Estende-se entre a Rotunda das Corticeiras, na freguesia do Jardim da Serra e a Estrada da Boca dos Namorados, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. Ao longo do seu percurso tem ligações com a Estrada do Brasileiro e com o Caminho do Marco e Fonte da Pedra, sendo ainda atravessada pelo Caminho Velho da Boca dos Namorados, que tendo início no no Caminho do Estreitinho, junto à antiga padaria Fátima, termina no Largo da Boca dos Namorados.

A referência mais importante deste arruamento, para além das suas ligações com outras vias de comunicação é sem dúvida a Escola Primária do 1.º Ciclo do Foro, inaugurada no dia 4 de Maio de 1984. A título de curiosidade, refira-se que nas proximidades desta escola chegou a estar previsto, tendo-se  mesmo chegado a iniciar obras, a construção do Campo de Futebol do Grupo Desportivo do Estreito, obra que depois viria a não ser concretizada, sendo os respectivos terrenos reservados para a construção da nova igreja da paróquia de São Tiago.

Com efeito, segundo o Boletim Municipal de Dezembro/94 e Janeiro/95, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos iria construir um novo campo no sítio das Corticeiras na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. Orçado em 10 mil contos, este campo teria como principal objectivo melhorar as condições para a prática do desporto na freguesia e dar condições ao Grupo Desportivo do Estreito, para melhor se desenvolver. A decisão da construção deste recinto nasceu de uma reunião havida entre os presidentes da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, do Grupo Desportivo do Estreito, do Centro Social e Desportivo de Câmara de Lobos e do Instituto do Desporto da Madeira, tendo na mesma reunião ficado decido construir outro campo em Câmara de Lobos à responsabilidade do Governo Regional, em local a estudar.

A Estrada Municipal das Corticeiras, corresponde na totalidade do seu trajecto à maior parte do primitivo projecto de construção da Estrada da Boca dos Namorados, cujas obras tiveram início nos anos 50.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura