CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > E > Estrada das Romeiras
 

 

 

Estrada das Romeiras

 

Denominação dada, por deliberação camarária de (...) à estrada que liga a rua Dr. Alberto Henriques de Araújo, no lugar do Facheado, o Caminho Velho do Foro, na sua junção com a rua  da Capela.

Com uma extensão de 1000 metros, esta estrada foi alvo de uma primeira inauguração no dia 17 de Abril de 1990, envolvendo as obras de abertura e terraplanagem e posteriormente, no dia 27 de Março de 1992, envolvendo a sua conclusão.

A pretensão para a construção deste caminho remonta à altura da instalação da paróquia de São Tiago, com sede na Capela do Foro ou de Nossa Senhora da Consolação. Com efeito, cerca de dois anos depois da instalação da paróquia de São Tiago,  por ocasião da sessão camarária de 9 de Outubro de 1963, o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, informa os restantes membros que havia sido procurado por diversas pessoas do sítio do Foro, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, fazendo sentir a necessidade da construção de uma estrada de ligação entre a estrada municipal das Romeiras e o sítio do Foro, da dita freguesia, de forma a dar acesso à capela de São Tiago, sede da paróquia e que a maior parte dos seus habitantes estavam na disposição de contribuírem na sua construção. Na sequência deste pedido, a Câmara considerando que este ramal era de absoluta necessidade deliberaria,, por unanimidade, solicitar ao Gabinete de Assistência Técnica dos Municípios , da Junta Geral, a elaboração do respectivo projecto.

Ainda que provavelmente tivesse chegado a existir projecto, tal acabaria por ser remetido ao esquecimento e, só anos mais tarde é que o desejo da população viria a ser concretizado.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura