CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > G > Garrett, Almeida

Almeida Garrett

 

 

Garrett, Almeida

 

Almeida Garrett, de seu nome completo João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, era natural do Porto, onde nasceu a 4 de Fevereiro de 1799, tendo falecido em Lisboa a 9 de Dezembro de 1854. Era filho de António Bernardo da Silva e de Ana Augusta de Almeida Leitão, ambos de ascendência plebeia. O apelido Garrett foi-o buscar a sua avó paterna, Antónia Margarida Garrett. Embora se tivesse consagrado à poesia, onde deixou uma obra-prima, as Folhas Caídas, foi na prosa que se imortalizou, tendo sido As Viagens da Minha Terra, a obra que lhe deu maior reputação literária. Distinguiu-se também no teatro onde de entre as suas obras, Frei Luís de Sousa foi a mais importante, sendo mesmo considerada a obra-prima do teatro português.

Na sua sessão de 28 de Agosto de 1890, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos deliberaria dar o seu nome à  então denominada travessa do Val.

A homenagem prestada a Almeida Garrett através da atribuição do seu nome a uma rua de Câmara de Lobos, terá muito provavelmente a ver a com a presença do poeta camaralobense Joaquim Pestana na vereação camarária, onde na altura ocupava o cargo de vice-presidente.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura