CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > G > Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras
 

 

 

Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras

 

Inaugurada no dia 29 de Julho de 1983, a Casa do Povo do Curral das Freiras passaria a representar para aquela freguesia um importante pólo de desenvolvimento cultural, o que se poderá comprovar pelos vários cursos que, desde essa altura, vem realizando, pelo seu papel na festa da castanha, que teve em 1984 a sua primeira edição e pela criação de um grupo folclórico.

Tendo recebido os instrumentos no dia 1 de Novembro de 1986, das mãos do então Secretário Regional da Economia, o Grupo Folclórico da Casa do Povo do Curral das Freiras apresentar-se-ia em público, pela primeira vez no ano seguinte, precisamente por ocasião da Festa da Castanha, anualmente celebrada naquela freguesia no primeiro de Novembro.

O Grupo de Folclore do Curral das Freiras tenta representar uma época (fins do século XIX e início do século XX) em que a população do Curral das Freiras encontrava-se essencialmente dependente do que produzia na terra e do que vendia no mercado. O modo como executa os seus bailes, representa a maneira como os seus antepassados tratavam das lides do campo.

As letras das músicas falam sempre de aspectos relacionados com o campo ou de aspectos alusivos às romarias.

Por várias vezes, o Grupo de Folclore do Curral das Freiras, a convite de entidades ou de outros grupos de folclore,  representou a Madeira no Continente. A nível internacional já actuou na Venezuela.

Na Madeira actua semanalmente em hotéis e tem participado em vários eventos regionais, religiosos e profanos. Tem actuado também em festas particulares, como casamentos e baptizados.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura