CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > H > Henriques, Capitão António Gonçalves
 

 


Henriques, (Capitão António Gonçalves)

 
O capitão António Gonçalves Henriques era natural da freguesia de Câmara de Lobos, onde nasceu a 30 de Novembro de 1778. Era filho de António Gonçalves Henriques e de Maria Rosa de Aguiar, ambos naturais da freguesia de Câmara de Lobos e residentes ao sítio do Pedregal - Garachico.

Era neto paterno de Guiomaar Gonçalves e de Pedro Gonçalves e neto materno de António de Aguiar e de Rosa Maria de Abreu.

Era casado com Ana Rita Henriques, que haveria de falecer primeiro do que ele, que faleceu, na sua residência ao sítio do Garachico, freguesia de Câmara de Lobos, no dia 4 de Abril de 1866, aos 88 anos, tendo à altura da sua morte cinco filhos vivos, a quem deixou os seus bens: Ana Júlia de Freitas Henriques, casada com António Joaquim de Freitas Henriques e residente no sítio do Garachico; Tibúrcio Justino Henriques, casado com Tomásia Matilde Henriques e residente na vila de Câmara de Lobos; António Gonçalves Henriques, casado com Matilde Adelaide Henriques e residente na freguesia da Sé; Luís Agostinho Henriques, na altura solteiro mas posteriormente casado com Maria Carolina Henriques e residente na freguesia do Arco da Calheta e Luisa Narcisa Henriques, viúva de António da Silva Figueira e residente no sítio do Garachico.
Como curiosidade refira-se que três dos netos do capitão António Gonçalves Henriques viriam a ser presidentes da Câmara Municipal de Câmara de Lobos: João Joaquim Gonçalves Henriques e Manuel Justino Henriques, filhos de Ana Júlia de Freitas Henriques e o Dr. Francisco Eduardo Henriques, filho de António Gonçalves Henriques.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

 

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura