CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > P > Paróquia de Santa Cecília
 

Site Oficial

 

 

Paróquia de Santa Cecília

 

CRIAÇÃO, ORAGO E SEDE

A paróquia de Santa Cecília situa-se na freguesia de Câmara de Lobos, tem a sua sede na Igreja de Santa Cecília e tem como orago Santa Cecília.
Foi criada por alvará episcopal de 24 de Novembro de 1960 e instalada a 1 de Janeiro de 1961, tendo na altura 4.219 almas.

 

LIMITES

A Norte o seu limite segue a actual linha divisória com a paróquia do Estreito de Câmara de Lobos desde a ribeira do Vigário até à ribeira Fernanda. Prossegue pela linha de água da levada da Encarnação até ao caminho do Covão. Continua para leste, por uma linha recta que passa atrás da casa de Manuel Figueira Faria Pitote e pelo limite sul do sítio da Fajã, terminando na ribeira dos Socorridos.
A Sul, o seu limite parte da ponte da Fonte da Rocha. Sobe pelo eixo da vereda do Ilheuzinho, entra no antigo caminho do Dr. Figueira e segue pelo eixo deste até à casa de Fernando Eloy, donde sobre pela linha de água da levada, que desce do Pico da Torre para, por meio duma recta, se encontrar com a nova estrada do Pico. Desce pelo eixo desta até à porta da entrada de Agostinho de Sousa donde passa para o caminho do Pico, para entrar na vereda que vai dar ao caminho da Palmeira. Desde pelo eixo desta até à porta da entrada de Agostinho de Sousa, donde passa para o caminho do Pico, para entrar na vereda que vai para o caminho da Palmeira. Desde pelo eixo deste até à vereda da Palmeira de Baixo, entra nela e segue até à ribeira dos Socorridos.
A Leste o seu limite é a ribeira dos Socorridos.
A Oeste, a ribeira do Vigário, a partir da ponte da Fonte da Rocha.
 

PÁROCOS

Foi primeiro pároco da paróquia de Santa Cecília o padre Abel Ferreira. O padre Abel Ferreira foi nomeado a 16 de Dezembro de 1960, pároco da paróquia de Santa Cecília, em cujas funções se manteria até 1975. Ao padre Abel Ferreira seguiu-se o padre António José de Freitas que exerceria as funções de pároco entre 17 de Outubro de 1975 e 3 de Março de 1976. O padre Manuel Jorge Fernandes Neves, tomaria posse das responsabilidades de pároco da paróquia de Santa Cecília a 16 de Março de 1976, onde se manteria até 10 de Outubro de 1991. Ao padre Manuel Jorge Fernandes Neves seguiu-se uma dupla de padres constituída pelo padre Emanuel Eleutério Figueira de Ornelas e Manuel Carlos de Jesus Gouveia, que tendo tomado posse a 14 de Outubro de 1991, se mantiveram em funções até 3 de Outubro de 1992. No dia 4 de Outubro de 1992 tomaria posse da paróquia o padre Francisco da Conceição Caldeira.
 

O 40º ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA

Tendo-se comemorado no passado dia 1 de Janeiro de 2001, o 40º aniversário da instalação da paróquia de Santa Cecília, o seu actual pároco, padre Francisco Caldeira, elaboraria um breve historial relativo à paróquia, onde merecem destaque as várias actividades nela desenvolvidas e que, pela sua importância, fizemos questão de o tornar acessível a todos quantos quiserem conhecer de uma forma mais pormenorizada a realidade não só religiosa como social desta paróquia. (click aqui - necessidade do programa Acrobat Reader distribuido de forma gratuita na Internet para sua leitura)

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura