CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > P > Paróquia de São Tiago
 

 

 

Paróquia de São Tiago

 

CRIAÇÃO, ORAGO E SEDE

A paróquia de São Tiago, tem a sua sede na freguesia do Jardim da Serra e o seu orago é São Tiago Menor. Foi criada por alvará de 24 de Novembro de 1960 e instalada a 1 de Janeiro de 1961, tendo na altura 3000 almas.

 

LIMITES

Os seus limites são constituídos: a Norte pelas serras limítrofes do concelho de Câmara de Lobos; a Sul parte da Ribeira do Inferno, por uma recta que encabeça com a vereda que desemboca na vereda dos Tis, cortando o sítio do Foro e das Romeiras. Do terminus desta, une-se, por meio de uma recta com o caminho novo. Segue pelo eixo deste até à Volta da Panelinha, donde continua pelo eixo do caminho do Cabo do Podão até ao limite norte do sítio deste nome e dos sítios das Fontes, Casa Caída e Castelejo, até à Boca dos Namorados; a Leste desde a Boca dos Namorados, pelas abas que dão para o Curral das Freiras, até ao limite do concelho de Câmara de Lobos; a Oeste, pela ribeira do Inferno, Ribeira do Cabral e serras do Campanário, até ao limite do concelho de Câmara de Lobos.
Até 1996 altura em que foi criada a freguesia do Jardim da Serra, por desmembramento da zona alta do Estreito, a paróquia de Santiago era uma das quatro paróquias em que estava religiosamente, dividida em termos de igreja católica, a freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.

 

PÁROCOS

O primeiro pároco da paróquia de São Tiago foi o padre José Porfírio Rodrigues Figueira, nomeado, para o efeito, por provimento de 16 de Dezembro de 1960. Esteve à frente da paróquia até 30 de Setembro de 1962. Entre 1 de Outubro de 1962 e 7 de Outubro de 1967 esteve à frente da paróquia de São Tiago o padre José Vieira Pereira. Ao padre José Vieira Pereira seguiu-se o padre João de Jesus de Freitas, que esteve à frente da paróquia entre 7 de Outubro de 1967 e 9 de Novembro de 1968. Entre 10 de Novembro de 1968 e 4 de Outubro de 1969 foi pároco da paróquia de São Tiago, o padre João Ferreira, tendo-lhe sucedido, nessas funções, a 5 de Outubro de 1969, o padre Mário Tavares Figueira. O actual pároco é padre Emanuel Eleutério Figueira de Ornelas.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura