CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > P > Pereira, Professora Alice do Carmo Gonçalves de Azevedo

Prof. Alice do Carmo Gonçalves Pereira

 

 

Pereira, Prof. Alice do Carmo Gonçalves de Azevedo

 

A professora Alice do Carmo Gonçalves de Azevedo Pereira era natural de Angola, onde nasceu no concelho de Luanda, a 1 de Julho de 1893, tendo falecido no Funchal, a 19 de Fevereiro de 1997, aos 83 anos de idade. Era filha de João Gonçalves de Azevedo e de Maria Amélia Gomes de Faria, naturais da Ilha da Madeira, freguesia de São Gonçalo.

Casou, em 1917 na igreja de S. Pedro, no Funchal, com João Nunes Pereira, filho de João Nunes Pereira e de Virgínia Cândida Hortênsia Figueira, em título de Nunes Pereira de Câmara de Lobos de quem houve: Jaime Alberto Azevedo Pereira, engenheiro agrónomo, casado com Helena Gomes Pereira; Maria Amélia Azevedo Pereira Prudente, professora de instrução primária oficial, casada com Eduardo Monteiro Nunes Prudente, oficial do exército; Alice da Conceição Azevedo Pereira Baptista Santos, casada com Emílio da Conceição Baptista Santos, director de serviços da administração pública e Maria Alexandra Azevedo Pereira Valente, casada com Paulo Manuel Romão Valente, técnico agrícola.

Após ter frequentado a Escola Normal do Distrito do Funchal e uma vez habilitada professora de instrução primária foi colocada na escola da freguesia da Calheta. Passou depois a exercer o magistério na freguesia da Quinta Grande, concelho de Câmara de Lobos, até ser transferida para a escola primária que funcionou no solar de D. Mécia, na rua dos Aranhas. Terminou a sua carreira profissional na escola dos Ilhéus, freguesia de São Pedro, no Funchal.

Por deliberação de 9 de Julho de 1998, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na sequência de uma proposta formulada, nesse sentido pela Junta de Freguesia da Quinta Grande, passa a figurar na toponímia desta freguesia, como reconhecimento do trabalho desenvolvido enquanto professora, nesta localidade.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura