CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > P > Pereira, Dr. Manuel Carlos Henriques

Dr. Carlos Manuel Henriques Pereira

 

 

Pereira, Dr. Carlos Manuel Henriques

 
O Dr. Carlos Manuel Henriques Pereira, era natural de Câmara de Lobos onde nasceu a 10 de Outubro de 1948. Era filho do Dr. João Marcelino Pereira e de Maria da Conceição Henriques Pereira, ambos também naturais de Câmara de Lobos. Casou a 13 de Dezembro de 1975, em Aveiro, com  Fernanda Martins Coelho Nicolau, natural de Nova Lisboa, mas, na altura a residir em Aveiro, de quem teve uma filha. Faleceu a 19 de Novembro de 1977, nas proximidades do aeroporto de Santa Catarina - Madeira, conjuntamente com sua mulher e filha, em consequência da queda do avião onde viajava.
Fez a instrução primária em Câmara de Lobos, após o que ingressou no Liceu de Jaime Moniz. A 14 de Setembro de 1967 ingressou no curso de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde se licenciou no ano de 1974.
Em Dezembro desse ano, ingressa no Centro Hospitalar do Funchal, na altura denominado de Hospital Distrital do Funchal, como interno do Internato Geral, após o que cumpre o Serviço Médico à Periferia.
Terminado o Serviço Médico à Periferia, volta ao Centro Hospitalar do Funchal, onde fica colocado no Serviço de Ginecologia-Obstetrícia a aguardar o exame para a especialidade, exame esse que, devido à sua morte prematura, nunca viria a fazer.

Na sua sessão de 24 de Novembro de 1977, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos por proposta do seu presidente deliberou atribuir o nome do Dr. Carlos Manuel Henriques Pereira a um arruamento situado na freguesia de Câmara de Lobos. Segundo o texto inserto nesta data, no respectivo livro de actas: A Câmara deliberou, por unanimidade, expressar o seu mais profundo pesar a todas as famílias enlutadas, a formulação de votos de rápido restabelecimento aos sobreviventes. Mais deliberou tendo em atenção o perecimento de uma família completa deste concelho, cujo chefe, Dr. Carlos Manuel Henriques Pereira, que embora jovem médico, desfrutava já da maior simpatia, amizade e estima junto da população que dele muito esperava, dar o seu nome ao arruamento de acesso ao conjunto habitacional desta vila, no conhecimento de bem interpretar o sentimento popular manifestado na derradeira homenagem prestada a quando do seu funeral.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura