CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > R > Rancho
 

 

 

Rancho

 

Denominação de sítio pertencente à freguesia de Câmara de Lobos [1].

De acordo com a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, o termo "rancho" quer significar grupo de pessoas especialmente em passeio ou jornada; grupo folclórico; comida para soldados ou presos; reunião de marinheiros que comem juntos; comida que se fornece a soldados e marinheiros; grupo de operários e trabalhadores assoldados para qualquer serviço, ordinariamente agrícola; rancho de vindimadores (...).

No caso da denominação do sítio do Rancho, existente na freguesia de Câmara de Lobos, é provável que a sua origem esteja relacionada com a pedreira de cantaria existente na localidade e com o facto de nela trabalharem vários trabalhadores que não só se deslocavam em grupo, em rancho para o seu local de trabalho ou dele saíam.

No livro Simpósio Internacional de Escultura em Pedra SINEP 2004, João Adriano Ribeiro no artigo Notas sobre a cantaria no concelho de Câmara de Lobos  refere que no Ilhéu de Baixo , ou da Cal, trabalhavam vários ranchos, designação que era dado aos cabouqueiros em pedreiras pertencentes a seis empresários diferentes. Rancho, ali era a designação atribuída a um grupo de meia dúzia de cabouqueiros e um cozinheiro. Por analogia, João Adriano Ribeiro refere que no caso de Câmara de Lobos, "rancho" também significará um grupo de cabouqueiros que trabalhava numa pedreira, neste caso de cantaria.

Desta forma é provável que a presença continuada de um rancho de cabouqueiros no local acabasse por condicionar a sua denominação, epíteto que depois se estenderia a zonas circunvizinhas, surgindo assim o termo "rancho" como topónimo.

Neste sítio, na zona sobranceira ao mar caiu em 1930 uma grande quebrada que entrando pelo mar dentro esteve na origem de uma gigantesca onda que entrando na praia do Vigário e Baía de Câmara de Lobos viria a causar um número elevado de mortos.

Possui este sítio um miradouro, o Miradouro do Rancho, onde se encontra instalado um elevador ou teleférico que permite o acesso às fajãs não só do Rancho como da base do Cabo Girão.



[1]        Livro de Recenseamento Eleitoral da freguesia de Câmara de Lobos, 1858.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura