CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > R > Recado de Enterro
 

 

 

Recado de enterro

 

A expressão "Recados de enterro" tem por significado a divulgação da informação relativa ao nome de determinada pessoa que havia falecido e à data, hora e local do seu funeral.

Estes "recados de enterro" eram transmitidos ou divulgados verbalmente, de porta em porta à população de uma determinada localidade, habitualmente aquela no seio da qual o defunto residia ou tinha relações pessoais, familiares ou comerciais importantes. Eram transmitidos por pessoas tradicionalmente habituados a esta tarefa, a mando e às custas dos familiares dos defuntos.

É de supor que este hábito seja muito antigo e tenha surgido na sequência das dificuldades de comunicação entre as pessoas. Contudo, com o surgimento dos jornais e depois dos meios audiovisuais, esta forma de divulgação de notícias necrológicas tiveram o seu fim definitivo, fim esse que já se havia iniciado alguns anos antes com a instalação de equipamento sonoro nas torres das igrejas e possibilidade de divulgação deste tipo de notícias à população. Na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, este hábito terá desaparecido poucos anos depois do início do terceiro quartel do século XX.


 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura