CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > R > Eng. Alberto David Soares Gonçalves dos Reis

Eng. Alberto David Soares Gonçalves dos Reis

 

 

Reis, Alberto David Soares Gonçalves dos

Alberto David Soares Gonçalves dos Reis é natural da freguesia de Câmara de Lobos, onde nasceu no Sítio do Serrado de Adega e Pé do Pico a 24 de Maio de 1927. É filho de Fernando Gonçalves dos Reis Júnior, segundo-oficial da Direc­ção de Finanças e de D. Carlota Gilberta Soares dos Reis. Casou com D. Diva Maria Gundersen Pestana Gonçalves dos Reis diplomada com o curso da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, filha de César Augusto Pestana e de D. Elisabeth Ma­ria Gundersen, de Lisboa, de quem houve Francisco Alberto Pestana Gonçal­ves dos Reis.

Tirou o curso do Liceu Jaime Moniz, do Funchal, e licenciou-se na Facul­dade de Engenharia da Universidade do Porto, em Outubro de 1954. Desempenhou funções de projectis­ta, consultadoria, direcção e assessoria técnica. Dedicou-se também à indústria — prefabricação de materiais de cons­trução civil.

Foi vereador da Câmara Municipal do Funchal; Eng.º civil do quadro permanente da Direcção-Geral dos recursos e aprovei­tamentos hidráulicos (D. G. R. A. H.); Eng.º civil da Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira (C. A. A. H. M.); Adjunto do director delegado da C. A. A. H. M.; Director delegado da Empresa de Elec­tricidade da Madeira (E. E. M.); Eng.º residente das obras de ampliação do Porto de Santos, São Paulo, Brasil; Eng.º supervisor das obras dos atraca­douros de balsas da travessia Santos ­ Guaruzá (São Paulo, Brasil). No exercício do seu cargo as obras que executou forma: Central Hidroeléctrica da Ribeira da Janela; Central Hidroeléctrica da Fajã da No­gueira; Central Termoeléctrica do Funchal (2.ª e 3.ª fases); Subestações de Machico, Assomada, Bom Sucesso, Canhas, Calheta e Fun­chal; Levadas das Rabaças, Ponta do Sol e Serra do Faial; Acesso ferroviário à margem esquerda do porto de Santos, São Paulo, Brasil; Ponte metálica ferroviária do canal de Bertioga (Santos, São Paulo, Brasil); Terminal de contentores do porto de Santos (Guaruzá-São Paulo), Brasil. Pertence à: Comissão Regional de En­genharia, Arquitectura e Agronomia (C. R. E. A.) 5.a Região — Rio de Janeiro, Brasil; Ordem dos Engenheiros — Associação Portuguesa de Engenheiros. Região Sul — Lisboa — Portugal; Grupo Português de Pré-Esforços (G. P. P. E.). Lisboa - Portugal; Possui a seguinte condecoração: Oficial da Benemerência, pelo Gover­no Português.

Publicou no Diário de Notícias do Funchal, o texto de uma palestra proferida, em Setembro de 1972, no Skal Clube da Madeira e intitulada «A Electricida­de na Madeira: O Passado, O Presente, O Futuro»[1].

 

[1] Índice Biobibliográfico

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura