CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > R > Rua António Prócoro de Macedo Júnior
 

 

 

 

Rua António Prócoro de Macedo Júnior

 

A rua António Prócoro Macedo Júnior situa-se na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, constituindo um dos três troços em que se encontra toponimicamente dividida a estrada do Covão e Panasqueira, estrada esta que faz a ligação do centro da freguesia de Câmara de Lobos, ao centro da freguesia do Estreito, passando pelo Covão e Panasqueira. Estende-se a rua António Prócoro de Macedo Júnior entre o sítio do Covão e Panasqueira, no limite entre as freguesias de Câmara de Lobos e do Estreito, e a ponte do Gato, continuando-se através da sua extremidade Leste com a rua padre Manuel Juvenal Pita Ferreira e, na sua extremidade Oeste, com a rua João Augusto de Ornelas.

 

A rua António Prócoro de Macedo Júnior é um três dos segmentos em que toponimicamente se encontra dividida a estrada que se estende entre a freguesia de Câmara de Lobos e do Estreito de Câmara de Lobos, no seu trajecto pelo Covão . As obras de construção desta estrada, na extensão hoje correspondente ao conjunto das ruas António Prócoro de Macedo Júnior e João Augusto de Ornelas, iniciaram-se em 1972 e foram oficialmente inauguradas a 11 de Dezembro de 1985.

 

As referências mais importantes
Este arruamento, que se estende entre o Covão e Panasqueira e a ponte do Gato e que passou a ostentar o nome de António Prócoro de Macedo Júnior, por deliberação camarária de 18 de Maio de 1995, possui uma extensão de quase 3 mil metros e nele se concentra um significativo número de oficinas e stands de venda do ramo automóvel.
Para além desta sua importância comercial e industrial, haverá a destacar a existência, nesta rua, ou nas suas imediações, da igreja paroquial de Nossa Senhora da Encarnação, da escola primária da Vargem, da capela das Almas e ainda de uma antiga pedreira de cantaria que durante muitos anos existiu numa das margens do caminho velho do Covão, a escassas dezenas de metros da transição entre as ruas António Prócoro de Macedo e padre Manuel Juvenal Pita Ferreira.

 

A igreja de N. S. da Encarnação
A igreja de Nossa Senhora da Encarnação situa-se no lugar do Pico, no sítio da Vargem, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e o seu projecto terá sido elaborado pelo Eng. Fernando Pereira Ribeiro.
O lançamento da 1ª pedra teve lugar a 4 de Setembro de 1966 e a bênção da igreja a 27 de Agosto de 1967.

 

Escola Básica do 1º Ciclo da Vargem
Com uma área de 2.445 m2 e dotada de seis salas, com capacidade para 240 alunos e ainda com um polidesportivo, a escola primária da Vargem foi inaugurada a 14 de Novembro de 1982 pelo presidente do Governo Regional, num dia em que teriam também lugar outras inaugurações, nomeadamente da escola primária da Igreja, da ampliação do mercado e da biblioteca, todas na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.
Desde o ano lectivo de 1992/93, passou esta escola a ficar também dotada de ensino pré-primário.

 

A capela das Almas
Pese o facto de se situar a algumas dezenas de metros da rua António Prócoro de Macedo Júnior, não podemos deixar de fazer uma breve referência à capela das Almas, cuja propriedade terá sido transferida, em 1999, desde os descendentes do seu fundador, para a paróquia de Nossa Senhora da Encarnação.
Foi esta capela mandada construir pelo Alferes Pascoal Pestana Ennes, na sua propriedade, ao sítio da Vargem, tendo a sua bênção lugar em data anterior e próxima a 22 de Junho de 1767, altura em que, já tendo sido benzida pelo reverendo vigário da freguesia foi, pelo Prelado Diocesano, concedido licença para nela poder ser celebrada missa.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura