CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > R > Rua Francisco Figueira Ferraz
 

 

 

Rua Francisco Figueira Ferraz

 

Rua existente na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, ligando a estrada João Gonçalves Zarco, na zona do Pico do Rato, à rua Prof. José Joaquim da Costa, na zona do Jogo da Bola.

Numa significativa parte do seu trajecto, este arruamento atravessou a Quinta do Estreito, quinta de que foi seu primeiro proprietário, Francisco Figueira Ferraz. Este facto, serviria, aliás de pretexto para a atribuição do seu nome a este arruamento.

A sua construção terá tido a ver com a aquisição da Quinta do Estreito por um grupo empresarial privado e o seu projecto de loteamento de parte da sua área, onde se previa acessibilidade para automóvel a todos os seus lotes. Estas acessibilidades e a possibilidade da sua ligação à estrada de João Gonçalves Zarco, no lugar do Pico do Rato, terá sido alvo de negociações entre a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e os proprietários do empreendimento, que acabaria por ter como resultado a transformação daquilo que seria um acesso privado a um arruamento público não só por forma a permitir a ligação entre a estrada de João Gonçalves Zarco, no lugar do Pico do Rato à rua Prof. José Joaquim da Costa, mas também o seu prolongamento até à capela das Almas.

Assim, na sessão de 4 de Março de 1996 foi deliberado abrir concurso público para a sua construção. O seu projecto foi elaborado pela Edilobos importando na quantia de 7.192.224$00 [1].

Na sessão camarária de 24 de Outubro de 1966 foi deliberado adjudicar à firma José Avelino Pinto, pelo valor de 194.852.936$00 a empreitada de construção ao do caminho municipal entre a ER 214 (Ribeira da Caixa ) e a Capela das Almas, pelo caminho de São João, no Estreito de Câmara de Lobos.

A sua inauguração teve lugar no dia 9 de Agosto de 2000. Com uma extensão de 600 metros e uma faixa de rodagem de 6 metros, este arruamento da responsabilidade da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, teve o apoio do Governo Regional e importou em 215 mil contos [2].

As referências mais importantes desta rua, são sem margem para dúvida a Estalagem Quinta do Estreito, um hotel de cinco estrelas construído no coração da antiga quinta do Estreito.

Pela sua importância no desenvolvimento da freguesia do Estreito, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, deliberou, na sua sessão de 26 de Outubro de 2000 (Boletim Municipal), atribuir a este arruamento o nome de Francisco Figueira Ferraz.

 


 


[1]      Segundo acta da sessão camarária de 14 de Março de 1996.

[2]      Diário de Notícias, 9 de Agosto de 2000.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura