CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > R > Rua de São João de Deus
 

 

 

Rua de São João de Deus

 

Denominação de arruamento situado entre o largo do Poço e o largo de São Sebastião, na cidade de Câmara de Lobos.

Primitivamente conhecido por rua principal, situação que lhe advém do facto de outrora ser a rua mais importante daquela localidade, este arruamento assume, a 8 de Novembro de 1950, a denominação de rua de São João de Deus. Para esta opção toponímica, muito terá contribuído uma circular presente à sessão camarária do dia 8 de Outubro de 1950, emanada da Direcção Geral da Administração Política e Civil, na qual se sugeria que as Câmaras Municipais atribuíssem o nome do glorioso santo português São João de Deus a qualquer rua ou praça, em comemoração do IV centenário da sua morte.

Ao longos dos tempos passou este arruamento por vários obras de beneficiação, a ultima das quais inaugurada no dia 3 de Maio de 2007, pelo Vice-Presidente do Governo Regional, Dr. Cunha e Silva.

Denominada de "Recuperação e Requalificação da Rua São João de Deus, Largo do Poço e Largo da República", esta obra  foi realizada no âmbito do Programa Urbcom, tendo envolveu numa primeira fase a substituição e requalificação do pavimento e infraestruturas com a introdução de novo mobiliário urbano e numa segunda fase as fachadas dos edifícios através de limpeza, recuperação e pintura.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura