CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > S > São Tiago
 

 

São Tiago

 

Denominação e orago da única paróquia existente na freguesia do Jardim da Serra, criada a 1 de Janeiro de 1961, na sequência do Decreto Episcopal de 24 de Novembro de 1960.

Algumas vezes, encontramos a capela do Foro, na mesma freguesia, referida, erradamente, como capela de São Tiago, o que tem a ver com uma forte devoção da população das redondezas a este santo e à realização de uma grande festividade em sua honra. Esta festa, era, no início do século XX, também conhecida pela festa do pêro, dada a grande quantidade de pêros que eram colocados à venda.

Na capela do Espírito Santo, em Câmara de Lobos, existe uma imagem de São Tiago com a altura de 55 com, que a tradição popular refere como tendo sido recolhida por pescadores camaralobenses no mar da Malha e, posteriormente transportada até ela, em procissão.

É tradição desta gente, que o santo fora pescado no mar da malha, a uns cinco quilómetros, pouco mais ou menos, de terra.

Dizem que o santo, depois de ter chegado ao porto da vila, fora levado em procissão até á igreja matriz, seguindo dali para a capela do Espirito Santo, onde actualmente se venera.

De ha muitos anos que a imagem se conservava no seu estado primitivo, porém no ano de 1877, alguns devotos empreenderam manda-la retocar e limpar, afim de a venerarem mais decente na sua festa e procissão do 1º de maio.

É desta forma que o povo desta vila, tão crente como sincero, sabe conservar as tradições que lhes deixaram os seus antepassados, fazendo reviver, em cada época, uma festa que tem por divisa: “união , amor e fraternidade [1].

Ainda que esta capela tenha a invocação do Espírito Santo, a maior festividade nela celebrada é em honra de São Tiago



[1]        In Novo Almanach de Lembranças Luso-Brazileiro para o ano de 1880, p. 54.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas