CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > F > Figueira de Lameiro
 

 

 

Figueira de Lameiro

 

Lugar existente no sítio da Quinta de Santo António, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. Actualmente conhecido por Figueira de Lameiro, a sua primitiva e correcta designação, será a de Figueira do Lameiro.

Na sua sessão de 27 de Agosto de 1891, deliberou a Câmara abrir inquérito por meio de anúncios de trinta dias, sobre a inclusão no mapa geral de viação (...) a vereda da Quinta de Santo António desde a estrada 170, sítio do estaleiro, à Figueira do Lameiro, estrada n.º 168 e de um ramal em direcção a norte deste esta vereda junto à casa de Francisco António de Barros Henriques, ao portal de João Pinto do Lombo, estrada n.º 168 a fim de serem incluídas no referido mapa de viação.

Tudo leva a crer que o acesso que em 1891 foi incluído no mapa geral de viação municipal do concelho de Câmara de Lobos, corresponda hoje ao denominado Caminho do Estaleiro que se estende entre o Caminho Velho do Foro, no lugar do Estaleiro e a Figueira de Lameiro. Um outro acesso para a Figueira de Lameiro é o Caminho da Figueira de Lameiro que tem início no Caminho Velho do Foro, acima do Estaleiro, nas proximidades do ponto onde é atravessado pela Levada do Norte.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura