CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > F > Fonte do Canário
 

 

 

Fonte do Canário

 

 

Fonte do Canário é a denominação por que é conhecida uma das várias nascentes existentes numa área  rica em lençóis de água situada no extremo Oeste e Noroeste do sítio da Igreja, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. Situa-se esta nascente na margem norte da rua Capitão Armando Pinto Correia e abastece um fontanário com a mesma denominação existente nas proximidades e já existente no primeiro quartel do século XX. Encontra-se este fontanário integrado no muro de uma residência construída nos finais da primeira metade do século XX, por Gregório Rodrigues, onde teve consultório, um seu filho, o Dr. Gregório Mário Rodrigues.

A denominação de fonte e fontanário do Canário ou dos canários tem a ver com o apelido de uma família residente nas suas proximidades, tal como de resto aconteceu com a zona em redor e que viria a condicionar a toponímia de uma vereda - a vereda dos Canários - e de uma travessa - a travessa dos Canários. Um dos vários membros da família dos Canários, foi João de Abreu Freitas, filho de Daniel de Abreu Freitas (Canário) e de Maria de Jesus da Silva Freitas. João de Abreu Freitas casou com Teresa de Jesus Freitas, de quem existiam em 2004 doze filhos vivos.

A água que abastecia o fontenário dos Canários terá sido adquirida a João Pestana dos Santos,  pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos em data anterior a 1934, abastecendo não só este como outros fontenários do Estreito, como prova o conteúdo da sessão camarária de 19 de Outubro de 1934, onde foi presente ofício da Comissão Administrativa da Junta Geral do Funchal de 4 deste mês, enviando cópia da escritura de compra de água da Fonte do Canário, celebrada entre aquele Corpo Administrativo e João Pestana dos Santos e consorte, para abastecimento de marcos fontenários.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura